O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica da Universidade Brasil tem como objetivo formar profissionais que possam atuar na interface Engenharia/Saúde, de maneira a desenvolver e se apropriar de metodologias, técnicas e sistemas próprios para o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação de diferentes moléstias. Desta maneira, estes profissionais poderão desenvolver novas abordagens que permitam entender melhor os diversos sistemas biológicos, e interferir neles quando seu funcionamento comprometer a saúde humana.
Os resultados das pesquisas desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica proporcionam avanços significativos no desenvolvimento científico e tecnológico de modelos, dispositivos, equipamentos e sistemas que podem ser realizados em parceria com inúmeras empresas.
Esse diferencial tecnológico pode contribuir significativamente na substituição de materiais importados por nacionais, objetivo perseguido pelo Ministério da Saúde, inclusive através de financiamento de projetos pela FINEP.
Portador de diploma de nível de graduação ou mestrado nas áreas das Ciências Exatas, Médicas e Biológicas.
Doutorado | |
Duração do curso | Minima: 24 meses Máxima: 48 meses |
Coordenação | Prof. Dr. Airton Abrahão Martin |
Contato | (11) 2070.0167 / 0020 / 0025 ppgeb@universidadebrasil.edu.br |
Mais informações, por favor entrar em contato pelo e-mail processoseletivostricto.sp@universidadebrasil.edu.br
ou telefone (11) 2070-0167
O Programa em Engenharia Biomédica, mestrado e doutorado foi recomendado pelo CTC da CAPES em setembro de 2009. Em 2010 foram titulados os primeiros alunos do mestrado e em 2012 foram titulados os primeiros alunos do doutorado. Durante estes seis anos de criação foram formados 51 alunos de mestrados e 31 alunos de doutorado. Em 2016, por meio da Portaria SERES nº 628 de 14 de outubro de 2016, ocorreu a mudança de nominação da Unicastelo para Universidade Brasil, tendo como mantenedora o Instituto de Ciência e Educação de São Paulo (UNIESP) e, cujo objetivo, é ampliar a qualidade de ensino e pesquisa na graduação e na pós-graduação, o desenvolvimento da pesquisa, formação de professores e profissionais qualificados para o mercado. O corpo docente permanente do programa é formado por professores-pesquisadores que vem atuando em equipe, nas áreas de Engenharia Biomédica e Bioengenharia, desde 2000. Todos eles com boa produção científica e experiência em áreas correlatas a Engenharia Biomédica. Em 2016-2017 ocorreu o aporte de novos professores-pesquisadores, o que foi importante para ampliar a gama de pesquisas desenvolvidas no programa, introduzindo linhas de pesquisas na vanguarda da ciência, totalizando assim, 22 pesquisadores contratados. Por atuar na interface Engenharia/Saúde, o perfil de formação do corpo docente do programa em Engenharia Biomédica é diverso, composto por engenheiros, físicos, químicos, médicos, biólogos, cirurgiões dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas e educadores físicos. Essa característica é de fundamental importância para a área
em questão, pois permite que fenômenos biológicos de interesse possam ser estudados a partir de modelos físico-matemáticos, que por sua vez podem ser testados utilizando-se modelos clínicos reais, cujos resultados, realimentam estes modelos teóricos
Essa interdependência possibilitou um alto grau de interatividade entre os membros da equipe, impactando positivamente na orientação de inúmeras dissertações e teses, bem como na produção científico-tecnológica, como confirma o currículo Lattes de cada membro da equipe.
O objetivo do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica da Universidade Brasil é formar mestres e doutores em Engenharia Biomédica atuando em 03 (três) áreas de concentração:
Área de concentração I: Sistemas de reabilitação e procedimentos terapêuticos.
Área de concentração II: Dispositivos & Sistemas Biomédicos
Área de concentração III: Nanociências, plasmas e ozônio.
O Programa conta com um acervo especializado nas áreas de interesse do Laboratório, tais como: Computação Científica, Matemática Aplicada, Física, Óptica, Engenharia e Sistemas e Controle, Ciência da Computação, Estatística e Biomatemática. A biblioteca da Universidade Brasil consta com a seguinte base de dados:
Academic Search Elite – ASE. Acessos podem ser feitos localmente através dos PCs, sala dos professores, Biblioteca e remoto através do site Universidade Brasil com controle de segurança através da senha do usuário.
Para obtenção do titulo de doutor em Engenharia Biomédica é necessário o cumprimento dos seguintes requisitos:
Doutorado Regular
Créditos | |
---|---|
Disciplinas Obrigatórias | 12 |
Disciplinas Optativas ou demais artigos publicados* | 20 |
Elaboração e defesa da Tese | 32 |
Título de Mestre | 64 |
Aceite de um artigo Eng. IV | > B1 |
Estágio de docência | 2 semestres |
Exame proficiência em duas línguas | Inglês e Espanhol |
Apresentação de pré-projeto | 12 meses após matrícula |
Exame de qualificação | Até 6 meses antes da defesa |
Total | 128 |
Doutorado Direto
É necessário a analise da comissão de pós-graduação para o deferimento da proposta.
O corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação em Engenharia Biomédica é composto por 26 docentes doutores: sendo 22 contratados pela Universidade Brasil e 4 professores colaboradores de outras IES.
Pode-se observar no corpo docente permanente uma grande variedade de locais de formação dos doutores, tanto em termos nacionais quanto internacionais, assim como de diferentes áreas de conhecimento, evidenciando uma boa distribuição de suas procedências. A maioria dos docentes permanentes obtiveram seu doutorado há 05 (cinco) ou mais anos, mantendo todo o tempo uma boa produção científica em termos de orientações e publicações, indicando um alto nível de experiência e capacidade acadêmica e científica. Salienta-se ainda que 33% dos docentes são bolsistas produtividade do CNPq
– (1) Sistemas de reabilitação e procedimentos terapêuticos
Esta área de concentração integra principalmente linhas de pesquisa voltadas para a compreensão do comportamento da biomecânica humana, associada à ergonomia, buscando otimizar técnicas e procedimentos em Reabilitação. Também, reúne as linhas de pesquisa voltadas para o desenvolvimento de sistemas utilizando radiação não ionizante, ultrassom, ozonização e drogas terapêuticas, fotoativadas ou não, que visam auxiliar no tratamento de diferentes patologias.
Linha 1.1 – Mecânica do corpo humano
Esta linha de pesquisa agrega projetos voltados para o estudo e determinação de respostas biomecânicas, produzidas por diferentes tipos de estímulos, utilizando diferentes técnicas de medida.
Docentes:
Linha 1.2 – Novos sistemas e produtos terapêuticos e cosméticos
Esta área de concentração reúne as linhas de pesquisa voltadas para o desenvolvimento de sistemas utilizando radiação não ionizante, ultrassom, ozonização e drogas terapêuticas, fotoativadas ou não, que visam auxiliar no tratamento de diferentes patologias.
Docentes:
Linha 1.3 – Procedimentos terapêuticos utilizando radiação não ionizante
Docentes:
– (2) Dispositivos & Sistemas Biomédicos
Esta área de concentração reúne as linhas de pesquisa voltadas para o desenvolvimento de sistemas e processos, que visam auxiliar a obtenção de informações de tecidos biológicos de forma minimamente ou não invasiva. Abrange também o desenvolvimento de sistemas para a obtenção de informações sobre o estado da saúde pública.
Linha 2.1 – Desenvolvimento de técnicas e sistemas de diagnósticos
Esta linha de pesquisa reúne todos os projetos que tem como eixo principal o desenvolvimento de técnicas e sistemas ópticos voltados para o diagnóstico.
Docentes:
Linha 2.2 – Sensores e Instrumentação biomédica
Essa linha de pesquisa engloba o desenvolvimento de equipamentos e sensores utilizados na área de biologia e saúde, a citar: (1) Sensores e Transdutores, (2) BioMEMS (Microssistemas Eletromecânicos para aplicações biológicas) e (3) sistemas de Apoio ao Diagnóstico. O desenvolvimento desses dispositivos será tanto para aplicações in vivo (dispositivos implantáveis) como in vitro.
Docentes:
Linha 2.3 – Modelagem molecular, Processamento e análise de sinais biológicos
Nesta linha de pesquisa estão envolvidos projetos com foco em técnicas de modelagem de nanobiomoléculas, processamento de sinais elétricos que permitem obter dados sobre o material estudado.
Docentes:
Linha 2.4 – Saúde pública
Esta linha de pesquisa visa aplicar conhecimentos (médicos ou não), com o objetivo de organizar sistemas e serviços de saúde, atuar em fatores condicionantes e determinantes do processo saúde-doença controlando a incidência de doenças nas populações através de ações de vigilância, além da área de saúde bucal coletiva.
Docentes:
– (3) Nanociências, plasmas e ozônio
A área de nanociências tem como escopo além do estudo físico e químico de materiais nanoestruturados, a síntese e aplicação destes materiais visando aplicações na biomedicina. Dentre as tecnologias utilizadas para a síntese de materiais nanoestruturados, cita-se a eletrificação, a tecnologia de plasmas frios, nanoimpressão, dentre outros. Os plasmas tecnológicos tem também se despontado na área biomédica com aplicações que abrangem a esterilização em baixa temperatura ao tratamento de diversas enfermidades, como úlceras. Por fim, o ozônio destaca-se com um meio altamente reativo aplicado em processos de esterilização e pesquisas relacionadas ao seu uso tem crescido nos últimos anos.
Linha 3.1 – Nanobiomateriais
Esta linha de pesquisa tem como objetivo viabilizar a síntese de materiais aplicados na área biomédica. Como objetivos específicos esta linha de pesquisa vislumbra a produção, caracterização morfológica, química, estrutural e mecânica, além de estudos biológicos in vitro e in vivo de novos nanobiomateriais. Aplicações como recobrimento de dispositivos biomédicos visando a melhoria de suas propriedades bactericidas e regeneração tecidual, são alguns dos exemplos para o uso destes nanomateriais.
Docentes:
Linha 3.2 – Tecnologia de plasmas aplicada à saúde
Plasmas elétricos são gases ionizados com ampla faixa de variação dos níveis de densidade e temperatura de íons e elétrons, compreendendo desde o plasma quente, como está nas estrelas, até o plasma frio, como, por exemplo, em uma lâmpada fluorescente. O plasma frio tem baixo grau de ionização e pode ser obtido em laboratório por meio de descargas elétricas em gases. Apresentam espécies carregadas, excitadas e neutras, além de fótons, compondo um meio que pode ser altamente reativo e apropriado para variados processos como deposição, corrosão e tratamento de superfície, aplicando-se a materiais orgânicos ou inorgânicos. Investigações mais recentes demonstram a aplicabilidade do plasma frio sob pressão atmosférica, para as áreas de bioengenharia e biomedicina, dando origem a uma nova fronteira de investigações que focam a interação do meio plasmático com os organismos vivos. Publicações recentes mostram as potencialidades do plasma elétrico para controlar e catalisar vários comportamentos biológicos complexos e as respostas do seus sistemas, especialmente na área médica de esterilização e tratamento de diferentes tipos de doenças dermatológicas. Cicatrização de feridas e conseqüente regeneração de tecidos podem ser alcançadas após o tratamento com plasma. A esterilização de vários organismos parasitas também se mostra eficaz com o uso do plasma. Outras aplicações práticas também incluem a investigação da indução de coagulação do sangue de forma rápida. Esta linha de pesquisa tem como objetivo desenvolver processos a plasmas de baixa potência que possibilitem a interação plasma-superfície orgânicas sem promover seu aquecimento e/ou degradação. Estudos são realizados visando, entre outros processos biomédicos, a desinfecção, a esterilização e a recuperação de tecidos do organismo vivo
Docentes:
Linha 3.3 – Ozonoterapia
Esta linha de pesquisa visa o uso do ozônio em processos terapêuticos ou de esterilização de materiais medico-hospitalares.
Docentes:
Aluno | Orientador | Data | Título | |
1 | Liana Cardoso Andrade | Ricardo Scarparo Navarro | 06/03/ 2017 |
Análise da protusão de cabeça em escolares e sua correlação com o índice de massa corporal, equilíbrio e pressão plantar |
2 | Patrícia Michelassi Carrinho Aureliano | Antonio G. J. Balbin Villaverde | 25/04/ 2017 |
Efeitos biológicos produzidos pela terapia fotodinâmica na reparação de feridas diabéticas em humanos |
3 | Telmo Macedo de Andrade | Anderson de O. Lobo | 16/08/ 2017 |
A utilização de nano compósitos a base de policaprolactona e nanohidroxiapatita obtidas por rotofiação para a reparação óssea |
Aluno | Orientador | Data | Título | |
1 | Silvia Maria Bonassi | Ricardo Scarparo Navarro | 20/04/2018 | Caracterização do estresse de doentes renais crônicos em hemodiálise, sintomas físicos e psicológicos: implicações no tratamento |
2 | Jancineide Oliveira de Carvalho | Anderson de Oliveira Lobo | 25/06/2018 | Capacidade regenerativa de biomateriais à base de nanohidroxiapatita e híbridos de nanotubos de carbono e grafeno em tibias de ratas ovarectomizadas – estudo in vivo |
3 | Gunther Monteiro de Paula Guirado | Ricardo Scarparo Navarro | 23/08/2018 | Efeitos da fotobiomodulação em lesões de esporotricose induzidas em camundongos |
Aluno | Orientador | data | Título | |
1 | Francilio de Carvalho Oliveira | Anderson de Oliveira Lobo | 06/02/2019 | Mantas eletrofiadas de poliácido lático recobertas com compósitos híbridos de nanotubos de carbono, óxido de grafeno e nanohidroxiapatita como enxertos para reparo ósseo |
2 | Antonio Francisco Machado Pereira | Airton Martin | 14/03/2019 | Efeitos bioquímicos da radiação solar no envelhecimento da pele humana: espectroscopia Raman |
Nacionais
Internacionais
Parceria com Setor Produtivo
Desenvolvimento biomédico
Sou graduado, mas ainda não tenho o diploma. Como devo proceder?
O candidato que ainda não tiver o Diploma com os devidos registros deverá entregar uma cópia do Certificado de Colação de Grau, bem como o Atestado de Reconhecimento do curso junto ao MEC. Será estabelecida uma data para entrega do Diploma na Secretaria de Pós-Graduação.
O Programa aceita alunos com formação de tecnólogos?
Sim. O Programa de Pós-Graduação aceita tecnólogos.
Quais profissionais podem cursar o programa?
De todas as áreas (Ciências Exatas, Médicas e Biológicas), já que é um curso de caráter multidisciplinar.
Como posso conseguir uma bolsa de estudos?
Bolsas CAPES institucional são oferecidas pela instituição a cada semestre dependo do número de cotas disponíveis e divulgadas por edital. Estas bolsas são dividas nas modalidades: taxa (custeio do curso) ou auxilio (pagamento de mensalidade). Outra opção é a solicitação junto a agencias de fomento como a FAPESP, CNPq, etc.
ARQUIVO | PUBLICAÇÃO | DOWNLOAD |
---|---|---|
EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSAS CAPES DO PROGRAMA PROSUP – 2023/1 | 17/02/2023 | download | Cronograma de Aulas 2022 | 07/02/2023 | download | EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSAS CAPES DO PROGRAMA PROSUP – 2022/3 | 24/08/2022 | download | EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSAS CAPES DO PROGRAMA PROSUP – 2022/2 | 24/05/2022 | download | Modelo Pós-graduação UB 2022 | 18/04/2022 | download | Livro Digital Modelo Pós-graduação UB - 2ª edição | 18/04/2022 | download | EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSAS CAPES DO PROGRAMA PROSUP – 2022/1 | 24/02/2022 | download | Regimento Programa Engenharia Biomédica 2021 | 10/11/2021 | download | Edital 18. Doutorado Acadêmico PPGEB | 08/06/2021 | download | Resultado PNPD CAPES 2020 | 17/02/2021 | download | Edital de seleção para bolsa de pós- Doutorado/CAPES/PNPD 2021 | 03/02/2021 | download | Edital Engenharia Biomédica - 2021.1 - Vagas Remanescentes | 22/01/2021 | download | Modelo dissertação tese Pós-Graduação | 17/12/2020 | download | Livro digital modelo pós-graduação | 16/12/2020 | download | Edital Engenharia Biomédica Doutorado 2021.1 | 07/12/2020 | download | Adendo Editais PS Stricto Sensu Remanescentes 2020-2 | 20/08/2020 | download | Resultado seleção Engenharia Biomédica Edital 02-2020 | 13/08/2020 | download | Edital Engenharia Biomédica - 2020.2 - Vagas Remanescentes | 13/08/2020 | download | Edital Engenharia Biomédica - 2020.2 | 19/06/2020 | download | Resultado Engenharia Biomédica 2019-1 edital 13.2018 | 19/02/2019 | download | Resultado Engenharia Biomédica 2019-1 edital 12.2018 | 19/02/2019 | download | Estrutura Curricular - Tópicos em Engenharia Biomédica | 01/02/2019 | download | Estrutura Curricular - Técnicas de Caracterização de materiais | 01/02/2019 | download | Estrutura Curricular - Sensores e Transdutores | 01/02/2019 | download | Estrutura Curricular - Propriedades ópticas de tecidos biológicos | 01/02/2019 | download | Estrutura Curricular - Processamento de Sinais Biológicos | 01/02/2019 | download | Estrutura Curricular - Princípios e aplicações de espectroscopia Raman | 01/02/2019 | download | Estrutura Curricular - Ozônio aplicada a Engenharia Biomédica | 01/02/2019 | download | Estrutura Curricular - Óptica Aplicada e Lasers | 01/02/2019 | download | Estrutura Curricular - Nanomateriais | 01/02/2019 | download | Estrutura Curricular - Nanoestruturas utilizadas como plataforma de sensores e biossensores | 01/02/2019 | download | Estrutura Curricular - Nano e Microssistemas Eletromecânicos para Engenharia Biomédica | 01/02/2019 | download | Estrutura Curricular - Metodologia Científica | 01/02/2019 | download | Estrutura Curricular - Métodos Matemáticos para Engenharia Biomédica II | 01/02/2019 | download | Estrutura Curricular - Métodos Matemáticos para Engenharia Biomédica I | 01/02/2019 | download | Estrutura Curricular - Mecanismos de inflamação e reparo tecidual | 01/02/2019 | download | Estrutura Curricular - Materiais Poliméricos Aplicados à Engenharia Biomédica | 01/02/2019 | download | Estrutura Curricular - Laserterapia | 01/02/2019 | download | Estrutura Curricular - Introdução à Imagens Biomédicas | 01/02/2019 | download | Estrutura Curricular - Introdução à Fisiologia Do Exercício | 01/02/2019 | download | Estrutura Curricular - Instrumentação biomédica | 01/02/2019 | download | Estrutura Curricular - Gestão de Projetos de Pesquisa e Inovação | 01/02/2019 | download | Estrutura Curricular - Geração de plasmas elétricos e suas aplicações em áreas biológicas | 01/02/2019 | download | Estrutura Curricular - Fundamentos de Citologia e Fisiologia para Engenharia Biomédica | 01/02/2019 | download | Estrutura Curricular - Fotobiomodulação aplicada a Dermatofuncional | 01/02/2019 | download | Estrutura Curricular - Filmes Finos Formação e utilização na engenharia biomédica | 01/02/2019 | download | Estrutura Curricular - Espectroscopia Raman e FT-IR aplicados a estudos de fármacos | 01/02/2019 | download | Estrutura Curricular - Espectroscopia Raman e FTIR Análise Espectral | 01/02/2019 | download | Estrutura Curricular - Espectroscopia IV aplicada a Engenharia Biomédica | 01/02/2019 | download | Estrutura Curricular - Eletrofisiologia para Engenharia Biomédica | 01/02/2019 | download | Estrutura Curricular - Biossensores Integrados | 01/02/2019 | download | Estrutura Curricular - Biomateriais e engenharia de tecidos | 01/02/2019 | download | Estrutura Curricular - Bioimpressão e Nanotecnologia aplicada a Engenharia Tecidual | 01/02/2019 | download | Estrutura Curricular - Bioestatística I | 01/02/2019 | download | Regimento | 01/02/2019 | download | Grade de Disciplinas - Teresina | 01/02/2019 | download | Grade de Disciplinas - São Paulo | 01/02/2019 | download | Informativo Pró-Reitoria | 01/02/2019 | download | Edital - Transferência de alunos | 01/02/2019 | download | Edital - Processo seletivo 2019-1 (turma de Teresina) | 01/02/2019 | download | Edital - Processo seletivo 2019-1 | 01/02/2019 | download | Programa de fomento à titulação de docentes da Universidade Brasil PRO - Mestre | 01/02/2019 | download |
NOME | TITULAÇÃO | CAMPUS / UNIDADE / POLO | SOBRE |
---|---|---|---|
Airton Abrahão Martin | Professor Doutor |
Descalvado Fernandópolis São Paulo | saiba mais |
NOME | TITULAÇÃO | CAMPUS / UNIDADE / POLO | SOBRE |
---|---|---|---|
Adriana Pavinatto | Doutorado / Química - USP | São Paulo | saiba mais | Anderson de Oliveira Lobo | Doutorado / Engenharia Biomédica - Univap | São Paulo | saiba mais | Carla Roberta Tim | Doutorado / Biotecnologia - UFSCar | São Paulo | saiba mais | Claudio Alberto Tellez Soto | Doutorado / Química Inorganica – Universitaet Dortmund, Alemanha | São Paulo | saiba mais | Fernanda Roberta Marciano | Doutorado / Engenharia Biomédica - Univap | São Paulo | saiba mais | Laurita dos Santos | Doutorado / Computação Aplicada - INPE | São Paulo | saiba mais | Lívia Assis Garcia | Doutorado / Fisioterapia - UFSCar | São Paulo | saiba mais | Marcello Magri Amaral | Doutorado / Tecnologia Nuclear - USP | São Paulo | saiba mais | Mardoqueu Martins Costa | Doutorado / Engenharia Elétrica - USP | São Paulo | saiba mais | Nivaldo Antônio Parizotto | Doutorado / Engenharia Elétrica - Unicamp | São Paulo | saiba mais | Priscila Pereira Favero | Doutorado / Física Teórica - UnB | São Paulo | saiba mais | Rodrigo Sávio Pessoa | Doutorado / Ciências, Física de Plasmas - ITA | São Paulo | saiba mais | Vilson Rosa de Almeida | Doutorado / Electrical and Computer Engineering - Cornell University, USA | São Paulo | saiba mais |